Você usa Wi-Fi público? Se sente seguro?

Sinto te informar, mas existe um certo risco de invasão por hackers em rede de Wi-Fi pública. Felizmente, existem proteções contra isso. 

A recente explosão do Wi-Fi público e gratuito tem sido um enorme benefício para os profissionais. Como esses pontos de acesso gratuitos estão disponíveis em restaurantes, hotéis, aeroportos, livrarias e até em lojas, temos sempre acesso fácil às redes. Todavia, essa liberdade tem um preço e poucas pessoas realmente entendem os riscos associados a essas conexões públicas por Wi-Fi.

Mas calma, neste artigo vamos te ajudar a se proteger e garantir que seus dados permaneçam em segurança.

O maior risco do Wi-Fi gratuito é a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão. Durante o tempo de uso, um hacker tem acesso a todas as informações que você está enviando pela Internet: e-mails importantes, informações de cartões de crédito e até credenciais de segurança de sua rede empresarial. Assim que obtém essas informações, ele pode acessar seus sistemas como se fosse você.

Além disso, os hackers também podem usar uma conexão Wi-Fi desprotegida para distribuir malware. Se você permitir o compartilhamento de arquivos pela rede, será fácil para o hacker plantar um software infectado em seu computador. Alguns hackers inteligentes têm até a capacidade de invadir o ponto de conexão, fazendo com que uma janela pop-up seja exibida durante seu processo de conexão e ofereça um upgrade de um software popular. 

Para te ajudar com a segurança de dados, aqui vão algumas dicas de como se proteger:

Use uma VPN

Uma conexão de rede virtual privada (VPN, virtual private network) é essencial para se conectar a sua empresa por uma conexão desprotegida, como um ponto de acesso Wi-Fi. Mesmo que um hacker consiga se posicionar no meio de sua conexão, os dados estarão criptografados com toda segurança. Já que a maioria dos hackers procura alvos fáceis, provavelmente eles não perderão tempo tentando descriptografar suas informações.

Use conexões SSL

Mesmo que não tenha uma VPN disponível para navegar pela Internet, você pode adicionar uma camada de criptografia às suas comunicações. Ative a opção “Sempre usar HTTPS” nos sites que você acessa com frequência ou que exigem a inserção de algum tipo de credencial. Os hackers sabem que as pessoas reutilizam senhas, então seu nome de usuário e sua senha em um fórum aleatório podem ser iguais aos do banco ou da rede corporativa, e o envio dessas credenciais sem criptografia pode abrir as portas para um hacker inteligente. A maioria dos sites que requerem uma conta ou credenciais tem a opção “HTTPS” em algum lugar nas configurações.

Desative o compartilhamento

Quando estiver conectado à Internet em um lugar público, é provável que você não precise compartilhar informações. Você pode desativar o compartilhamento nas preferências do sistema ou no Painel de Controle, dependendo do seu sistema operacional, ou ainda permitir que o Windows desative para você selecionando a opção “Público” ao se conectar pela primeira vez a uma nova rede desprotegida.

Desligue o Wi-Fi quando não precisar dele

Mesmo que você não tenha se conectado ativamente a uma rede, o hardware de Wi-Fi do computador transmite dados pelas redes que estão próximas. Existem medidas de segurança para impedir que essa comunicação secundária comprometa seus dados, mas nem todos os roteadores sem fio são iguais, e existem hackers muito habilidosos. Se estiver usando seu computador para trabalhar em um documento do Word ou Excel, desligue o Wi-Fi. 

Desconfie de todos os links no Wi-Fi

Não presuma que o link do Wi-Fi é legítimo. Pode ser um link falso, configurado por um criminoso virtual que tenta capturar informações pessoais valiosas de usuários mais desatentos. Questione tudo e não se conecte a pontos de acesso sem fio desconhecidos ou não reconhecidos.

Mesmo as pessoas que tomem todas as precauções de segurança nas redes Wi-Fi públicas, ainda assim podem ter problemas esporadicamente. Isso é mais um fato de nossas vidas na era digital. Por isso, é essencial manter uma solução de segurança de Internet eficiente instalada e em execução em seu computador. Essas soluções executam verificações periódicas de malware em seus arquivos e conferem os novos arquivos assim que eles são baixados. Um software de segurança de primeira linha também deve oferecer soluções de proteção empresarial para que você e seus servidores estejam protegidos mesmo quando você trabalha fora do escritório.

Sabemos que ao longo da vida de qualquer um de nós, precisará um dia, de um ponto de acesso de Wi-Fi público, gratuito e desprotegido e esta será a única conexão disponível, mas a necessidade pode ser imediata naquele momento, assim, lembre-se de nossas dicas, o risco pode ser atenuado com alguns cuidados. 

Por Vitória Ribeiro

Estagiária de Direito

FONTE: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/preemptive-safety/public-wifi