Parabéns! Você tem 48 filhos!

Parabéns! Você tem 48 filhos!

Já imaginou acordar um dia e descobrir ser “pai” de 48 filhos?

Na Austrália, após uma falha no sistema de segurança em um banco de esperma, milhares de pessoas descobriram suas verdadeiras origens. Um dos casos que mais chamou atenção foi o desse surfista, que descobriu ser pai de 48 filhos. 

Em que pese o nome do “pai” não ter sido divulgado para a imprensa, características como cor dos olhos e cabelo foram revelados, o que possibilitou a identificação por parte de algumas famílias. Após o vazamento, uma família descobriu que cinco dos seus filhos eram provenientes da doação do surfista. 

O fato por si só já é um verdadeiro escândalo, mas o que deixa a situação mais agravante é que na Austrália o número de doações de esperma está limitado a 10 famílias, tornando o vazamento prova de um crime, que a agência de doação de esperma terá que esclarecer.

Além disso, o anonimato é um princípio que deve ser garantido para esse tipo de situação, tanto para os doadores como para a família que quer preservar o nascimento de seu filho. 

Os vazamentos de dados estão cada vez mais comuns, tornando necessária e urgente a aderência à LGPD, a fim de evitar casos como este.

O exemplo do texto aconteceu em outro país, mas poderia ter acontecido no Brasil. Em um território tão grande como o nosso, imagina o caos que seria se milhares de famílias acordassem um dia com seus filhos vendo o doador escolhido por eles na televisão ou jornal? Ou ainda, o que passaria na cabeça desse doador descobrindo que há 48 pessoas com seus genes por aí? 

Uma tremenda falta de segurança por parte da agência de esperma que, com certeza, não tomou os cuidados necessários para evitar falhas como esta. Se o caso ocorresse no Brasil, o amparo da LGPD seria em prol das famílias e do surfista, que poderiam tomar providências contra o banco de dados por ter facilitado o vazamento, como por exemplo o ajuizamento de uma ação, visando indenização por todo dano causado com a identidade de milhares de pessoas e também denúncias à ANPD. 

REFERÊNCIAS:

https://ndmais.com.br/esportes-aquaticos/surfe/dados-de-banco-de-esperma-vazam-e-surfista-descobre-que-tem-48-filhos/#:~:text=Dados%20de%20banco%20de%20esperma%20vazam%20e%20surfista%20descobre%20que%20tem%2048%20filhos,-Falha%20no%20sistema textO%20nome%20 dele%20n%C3%A3o%20 foi,esperma%20de%20 Queensland%2C%20na%20 Austr%C3%A1lia